3ª AÇÃO DE FORMAÇÃO DO PPAS - EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE DA ARQUITETURA E DA PAISAGEM
segunda-feira, 22 de janeiro de 2024
No sábado, 20 de janeiro de 2024, a terceira ação de formação promovida pelo PPAS trouxe para o centro do debate educativo a sustentabilidade na arquitetura e na paisagem, sublinhando a sua intrínseca relação com a cidadania. Este encontro formativo destacou-se pela abordagem abrangente e inovadora, procurando dotar os professores de ferramentas didáticas para sensibilizar os alunos quanto à importância de valorizar e preservar o património arquitetónico e paisagístico.
O programa foi cuidadosamente desenhado para explorar a conexão entre a arquitetura e a paisagem com o ambiente natural, bem como a forma como estes elementos se correlacionam com princípios de sustentabilidade e práticas cidadãs responsáveis. Através da exposição e análise de casos de referência e boas práticas, os participantes foram convidados a refletir sobre estratégias pedagógicas que promovam uma aprendizagem envolvente e eficaz.
O evento dividiu-se em duas partes, iniciando com um seminário matinal transmitido ao vivo através do canal da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE). Esta sessão contou com a participação de especialistas reconhecidos nas suas áreas de atuação, que partilharam as suas visões e experiências sobre temas fundamentais para a construção de um futuro sustentável.
Os arquitetos Tiago Sá Gomes e Filipa Neiva, do Atelier PARTO, apresentaram a lição “As Cidades Invisíveis - olhar, refletir e projetar”, convidando os participantes a uma reflexão sobre o papel do design urbano e a importância de projetar com consciência ambiental. A Doutora Ana Rita Fonseca, do projeto “1,2,3 Macaquinho do Xinês”, explorou “O Brincar como Lugar de Investigação da Paisagem e da Sustentabilidade”, destacando a relevância do lúdico como ferramenta de aprendizagem e descoberta do mundo natural. Finalmente, a Engenheira Florestal, Doutora Conceição Colaço, da ISA_ULisboa, abordou “Paisagens Rurais e Urbanas, as Árvores como Protagonistas Principais”, enfatizando o valor das árvores no equilíbrio dos ecossistemas urbanos e rurais.
A tarde foi reservada para uma sessão síncrona, proporcionando um espaço para o aprofundamento dos temas introduzidos de manhã e a promoção de um debate enriquecedor entre os participantes. Este momento proveitoso permitiu a troca de ideias e a construção coletiva de conhecimento, reforçando o papel crucial da educação na promoção de uma consciência sustentável.
Este evento formativo do PPAS reitera a importância de abordar a educação para a sustentabilidade de maneira abrangente, integrando conceitos de arquitetura, paisagem, e cidadania ativa. Através destas iniciativas, o PPAS continua a desempenhar um papel vital na preparação de professores e alunos para os desafios de um futuro sustentável, promovendo uma maior conscientização e ação em prol da preservação do nosso património natural e construído.
A sessão matinal foi transmitida em streaming e encontra-se disponível para visualização no canal da DGEstE no Youtube: Assistir no Youtube