SOBRE
A PNAP
A arquitetura e a paisagem constituem expressão da identidade histórica e da cultura coletivas, com particular reflexo na educação, na inclusão social e na participação dos cidadãos.
Neste contexto, a Política Nacional de Arquitetura e Paisagem (PNAP) emergiu enquanto estratégia nacional para a promoção da qualidade nos domínios da arquitetura e da paisagem, tendo como alicerce a sustentabilidade. Esta política identifica várias linhas orientadoras, entre as quais a promoção da educação para a arquitetura e paisagem e a sensibilização e formação dos cidadãos para a cultura arquitetónica, urbana e paisagística.
O PPAS
O Programa Paisagem e Arquitetura Sustentáveis (PPAS), a implementar no âmbito da PNAP, visa promover a educação para a sustentabilidade, através da arquitetura e da paisagem, enquanto forma de capacitar as novas gerações para compreender e enfrentar os desafios ambientais atuais e futuros.
Ao trabalhar diretamente com a comunidade educativa, o PPAS vem criar as bases para impulsionar uma mudança significativa no modo como as crianças e jovens percecionam e interagem com o mundo à sua volta, incrementando a literacia do espaço, tornando-os mais conscientes, responsáveis, exigentes e proativos na conceção e preservação do património, do ambiente construído e da paisagem.
AÇÕES DO PPAS
A execução do PPAS, no ano letivo 2023/2024, focou-se no 2º Ciclo do Ensino Básico e englobou a oferta de formação certificada de professores; a disponibilização online de manual e de um banco de atividades para professores e alunos e a realização de workshops em cinco escolas, distribuídas pelo território nacional, que enquadram e suportam a promoção de um concurso nacional.
O programa encerrou com um evento nacional, dedicado à educação, paisagem, arquitetura, património e sustentabilidade, com exposição de trabalhos, divulgação de resultados, atribuição e entrega de prémio.